Régua Vibratória de Concreto a Gasolina

A Régua Vibratória destina-se ao acabamento nivelado através de vibrações de um perfil de alumínio em piso de concreto fresco usinado ou não. Proporciona um excelente acabamento, ótimo adensamento de agregados e nivelamento, com economia de tempo e operação. Podemos dizer que a Régua Vibratória faz o nivelamento ou sarrafeamento, ao passo que a Acabadora de Piso realiza o “alisamento” do piso.

Informações importantes

Perfil de 2 metros.

Utilize somente gasolina comum pura, limpa e nova, sem adição de óleo dois tempos. O motor não funcionará com gasolina velha e deteriorada. -Cuidado ao reabastecer com o motor quente. Essa máquina normalmente é utilizada logo após a colocação do concreto sobre bases de construção. Existe um “momento de cura do concreto” correto para se trabalhar com a máquina. Ao utilizá-la antes ou depois desse momento você pode danificá-la, além de inviabilizar um serviço de qualidade. -Ao realizar o trabalho, sempre opere a máquina no máximo de velocidade para obter um melhor rendimento na vibração do concreto. -A Régua Vibratória deve se movimentar sempre em um sentido único, devido ao efeito do sentido da vibração. -Essa máquina possui um alcance de até 100mm ou 10 cm de profundidade na vibração do concreto. -Para a vibração de lajes ou pisos com altura maior que 10 cm, agregue um Vibrador de Concreto ao trabalho de vibração do concreto, para que haja vibração homogênea em toda altura da coluna de concreto. Nunca utilize em superfícies duras, já secas/curadas, isso pode danificar o perfil e não produzirá nenhum efeito benéfico de vibração. -É importante que o operador esteja presente no ato da locação para receber as orientações quanto ao manuseio adequado.

Régua vibratória alisadora de concreto. Régua sarrafo. Régua vibratória. Régua niveladora de concreto. Régua vibratória niveladora.
Com o equipamento deitado para frente e apoiado no solo para que o motor fique na posição em pé, abasteça o tanque com gasolina comum pura, limpa e nova, sem adição de óleo dois tempos. Capacidade do tanque: 580ml. -Para dar partida no motor frio, mova a alavanca do afogador situada atrás do motor para a posição FECHADO (para cima). Com motor quente não haverá necessidade. -Injete gasolina no carburador pressionando a bomba de escorva algumas vezes até o combustível ficar visível no interior do mesmo. -Segure a máquina com a mão esquerda sobre a carcaça da embreagem, e com a mão direita puxe a manopla de partida rapidamente e retorne sem soltar. Logo após a primeira ignição, retorne gradualmente a alavanca do afogador para baixo e continue puxando até o motor ligar. -Para iniciar a atividade de vibração do concreto, coloque a máquina na posição de trabalho, mova a alavanca do acelerador para a posição máxima, e segure firmemente os cabos de manobra. -A Régua Vibratória necessita sempre de duas pessoas para ser operada corretamente. Um operador puxa a Régua no sentido de frente para trás e um auxiliar vai ajustando o concreto que possa estar dificultando a passagem da máquina. Ao passar a Régua Vibratória, verifique se existe um excesso de concreto no local onde ela está sendo passada. Um montante de 10 a 20mm já é suficiente para travar a máquina. Uma quantidade excessiva de concreto na frente do local de passagem da Régua fará com que ela fique muito pesada ao ser puxada e afetará o acabamento final, além disso, o concreto ultrapassará o perfil caindo sobre a superfície já alisada. Caso for necessário colocar mais concreto antes da segunda “passada” faz se necessário colocar a Régua no ponto de partida para reiniciar o trabalho. -Para desligar o motor, retorne a alavanca do acelerador à posição inicial e pressione o botão de parada próximo. Puxe o apoio e repouse a máquina.

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Dúvidas frequentes

Após o interessado apresentar a documentação necessária (veja “O que é necessário para se fazer uma locação?”), será preenchido um Contrato de Locação. O equipamento será entregue testado e ao fim do Contrato, será novamente avaliado para identificação de qualquer tipo de anomalia (veja “Se eu devolver o equipamento ou acessório que o acompanha com alguma avaria, deverei me responsabilizar pela indenização?). O Contrato de Locação somente será encerrado após a devolução do equipamento com todos os acessórios que o acompanham. Por fim, será calculado o valor da locação, que poderá ser paga via dinheiro, cartão de débito ou crédito ou Pix, ou ainda através de boleto, no caso de pessoa jurídica.

Toda manutenção ocasionada por desgastes ou falhas naturais de componentes mecânicos e/ou elétricos, está incluída no contrato durante o período da locação.

Obviamente quando estamos utilizando algo de terceiros, os cuidados devem ser redobrados a fim de evitar constrangimentos, não é mesmo? O mau uso compromete o bom funcionamento e a vida útil do produto locado, além de provocar a interrupção e atraso dos trabalhos.

Enumeramos a seguir o que é de responsabilidade do locatário:

Danos provocados devido ao uso em desacordo para o qual o equipamento é destinado, danos visíveis na estrutura, adaptações, acessórios incompatíveis com o equipamento ou inadequados, uso de produtos químicos e outros que possam agredir o equipamento, quebras ocasionadas por quebra, alteração de regulagens, quebra de acessórios devido a esforço exagerado, cortes no cabo de alimentação, uso de autotransformador ou gerador incompatível com a potência do equipamento, motor queimado ou em curto-circuito devido à sobrecarga de trabalho, sobretensão (ligado em voltagem errada), instabilidade da rede elétrica ou extensão elétrica mau dimensionada; motor abastecido com gasolina deteriorada ou suja, ou com outro tipo de combustível, ou sem mistura de óleo dois tempos quando for o caso. O mesmo vale para extravio ou furto do produto, peça ou acessório.

No Catálogo de Produtos deste site enumeramos todos os cuidados necessários para a conservação do equipamento locado e preservação da sua saúde. Não deixe de ler os conteúdos “Recomendações” e “Instruções de uso”, relacionados ao produto de seu interesse.

1-Sobrecarga de trabalho. Uso acima da capacidade de trabalho para a qual o modelo foi projetado ou aplicar uma força excessiva contra o material a ser trabalhado, ou ainda, apoiar o corpo sobre a ferramenta a ponto de provocar a queda da rotação do motor causará o aumento da corrente elétrica (amperagem) com consequente aquecimento e perda de torque.

2-Uso inadequado. O uso de uma ferramenta em um determinado trabalho, para o qual não é destinada, ou uso de acessórios inadequados ou sem corte. Por exemplo, serra mármore como serra circular.

3-Uso intenso sem intervalo. Trabalhar por longos períodos, sem pausa para resfriamento, a ponto de observar o aquecimento do motor com odor característico. O aquecimento excessivo irá deteriorar a capacidade de isolamento dos enrolamentos, provocando o curto-circuito.

4-Instabilidade da rede elétrica. A flutuação de tensão superior a ± 10%, causará superaquecimento e a perda de potência da ferramenta. Se a rede de alimentação elétrica for precária, ao ligar uma máquina poderá haver uma queda de tensão. Isto poderá influenciar no funcionamento de outros equipamentos ligados a rede. Um exemplo de uma rede elétrica precária é ao ligar o equipamento, o brilho das lâmpadas apresentar queda de intensidade luminosa.

5-Conexão da ferramenta na voltagem incorreta. Tanto a sobrecarga de tensão, quando a ferramenta com motor 127V é ligada numa rede elétrica 220V; como numa tensão abaixo da recomendada para o motor.

6-Instalações elétricas deficientes. Ligações elétricas com mau contato, adaptadores, tomadas com contatos carbonizados ou frouxos, “gambiarras” ou emendas mal feitas.

7-Uso de extensão elétrica inadequada. Uma extensão de menor calibre ou mau dimensionada causará uma queda de tensão, o que resultará em perda de potência e superaquecimento do motor da ferramenta. Ao usar mais de uma extensão para completar o comprimento total, tenha certeza de que os fios de cada extensão têm pelo menos o calibre mínimo. A tabela a seguir indica o tamanho que deve ser usado em função do comprimento do cabo e da amperagem nominal da ferramenta. Nossa extensão com 4mm de seção e 30m de comprimento é adequada a todos os nossos equipamentos.  

8-utilização de autotransformador com extensão. não é aconselhável o uso de autotrafo com extensão, somente quando inevitável, e observando que a ferramenta elétrica deverá ficar ligada diretamente ao autotrafo – seguindo a sequência: extensão, autotrafo, máquina.

9-Travamento de rolamento. Problemas mecânicos como o travamento de um dos rolamentos do equipamento combinado com a insistência em acionar o motor, provocando aquecimento devido a elevação da corrente elétrica (amperagem) no mesmo.

10-Comprometimento do sistema de ventilação. Outro problema mecânico e motivador do superaquecimento decorre quando o operador posiciona as mãos de forma a obstruir as passagens de ar ou quando ocorre a quebra da ventoinha em consequência da entrada de algum corpo estranho no interior da máquina, impedindo a devida ventilação do motor.

Nossos equipamentos que utilizam motor a combustão são testados diante do locatário a fim de ficar certificado de que está em perfeitas condições de uso, momento em que serão passadas as instruções de funcionamento.

Primeiramente devemos lembrar que o carburador é o principal componente mecânico do sistema de alimentação, e sua função é criar a mistura ar/combustível e sua dosagem, em motores de combustão interna. Suas duas principais falhas observadas durante a locação e que fazem com que o motor não dê partida são o afogamento e o entupimento do carburador, e os motivos veremos a seguir:

Quando o motor está frio no momento da partida, devemos acionar a alavanca do afogador do carburador para a posição “fechada” no intuito de enriquecer a mistura diminuindo o fluxo de ar e aumentando a passagem da gasolina, até que o motor atinja uma boa temperatura para funcionar sem falhas, devendo-se então retornar a alavanca sob risco de “afogar” o motor por excesso de combustível, fazendo com que o motor comece a “engasgar” até parar e não voltar mais a funcionar.

Mas o que ocasiona a falha neste caso? A gasolina e o ar que passam pelo carburador são aspirados para a câmara de combustão, a vela de ignição provoca a centelha e faz a combustão da mistura acontecer. O excesso de gasolina provocado pelo acionamento do afogador por um tempo maior que o necessário, ou ainda quando o motor já está aquecido, faz com que o eletrodo da vela de ignição fique umedecida e consequentemente, não gere a faísca ou centelha. Podemos dizer então que o motor está “afogado”.

Para que o motor funcione de imediato é necessário puxar a corda de partida com firmeza. Várias puxadas consecutivas sem a força necessária também farão com que haja excesso da gasolina e consequente afogamento.

O entupimento do carburador pode ser outra causa de o motor não dar partida. Como os orifícios e canais por onde passa o combustível são muito reduzidos, as impurezas podem causar obstruções, o desgaste prematuro e o travamento de certos componentes internos mais delicados, além de outras interferências. Mesmo com a utilização de filtros, não é possível evitar a entrada de micropartículas no carburador.

Outra causa de entupimentos é o uso de combustível velho, responsável pela formação de uma borra ou goma no tanque e/ou carburador. Por isso é muito importante que a gasolina a ser utilizada seja nova, armazenada em vasilhame limpo e específico para essa finalidade, e protegida do sol a fim de evitar a sua deterioração.