O QUE É EPI?
De acordo com a Normal Regulamentadora número 6 (NR 6), Equipamento de Proteção Individual (EPI) é “todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde”.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nada mais são do que uma série de dispositivos de segurança que têm como objetivo principal minimizar riscos e resguardar a integridade física do trabalhador.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO EPI?
Para garantir a saúde e proteção física do colaborador, o uso do EPI é fundamental, pois evita exposição a doenças ocupacionais e as consequências negativas geradas em caso de acidente do trabalho.
QUAIS OS TIPOS DE EPIs UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL?
Os principais são os usados para a proteção auditiva, respiratória, visual, da cabeça, das mãos e proteção antiqueda. Além de uma roupa adequada, citamos os óculos de proteção, luvas, cintos de segurança, abafadores de ruído, protetores auriculares, máscaras, botas e capacetes. Veja a seguir o tipo de EPI usado conforme a atividade desenvolvida:
Proteção auditiva
Esses são equipamentos utilizados por pessoas que realizam atividades que as expõem a ruídos altos e constantes. O usado mais comumente é o protetor auricular tipo inserção moldável (plug) ou tampões. Mas, conforme o serviço realizado, também podem ser utilizados protetores no modelo de abafador, fone e concha.
Proteção respiratória
A importância do EPI também se estende para quem atua com serviços orgânicos ou agentes químicos que, quando inalados, podem ser prejudiciais à saúde do trabalhador. Nessa categoria, estão as máscaras e respiradores com filtro que protegem contra os agentes contaminantes possivelmente inalados, como névoas, poeiras, gases, fumos e vapores.
Proteção visual
Para a proteção do impacto de quaisquer partículas nos olhos, são desenvolvidos óculos mais resistentes como modelos de EPI. Dessa forma, é possível encontrar no mercado óculos feitos de acrílico translúcido para a proteção dos globos oculares, como também modelos mais escuros para evitar a iluminação intensa e radiação UV.
Proteção facial
Há serviços realizados onde há risco de partículas, respingos químicos, impactos e poeira virem em direção à sua face. Nesse caso, é essencial proteger a região da face como um todo, fazendo o uso de EPI, como a máscara de proteção. Esse tipo de equipamento é feito de uma placa de acrílico transparente que fica à frente do rosto e uma alça que se prende na cabeça. Assim, o profissional pode trabalhar sem prejudicar a sua visão.
Proteção da cabeça
Para evitar o risco de impactos contra na cabeça, os EPIs mais indicados são os capacetes. Feitos de materiais sintéticos, os capacetes são bastante resistentes aos impactos, como quedas, pancadas, choques mecânicos e projeções de objetos na cabeça. Entre os modelos, há os mais simples até os mais elaborados, com fendas laterais para a conexão de acessórios, como protetores faciais, auditivos e lanternas.
Proteção das mãos
Outros EPIs bastante importantes são aqueles que oferecem proteção das mãos. Independentemente do tipo de atividade realizada, as mãos são os membros essenciais, já que, em diversas funções, necessitam do seu uso em tempo integral. Por isso, para evitar eventualidades e acidentes que impossibilitem o uso das mãos, elas devem contar com uma proteção mais ampla, como luvas, creme protetor e dedeira.
Proteção contra queda
Em qualquer atividade há risco de queda, mas nas tarefas executadas acima de dois metros de altura do solo, é indispensável o uso de determinados EPIs, como trava-quedas, talabarte, ancoragem e cinto de segurança. Assim, é possível evitar quedas em locais instáveis ou altos.
Para sua comodidade, a MAGNITEC oferece uma gama de produtos para preservar sua saúde e segurança durante os trabalhos, que poderão ser pagos posteriormente junto ao valor da locação se assim o desejar. Consulte-nos.