A Furadeira 1/2″ tem por sua principal função a execução de furos em madeira, plásticos, metais de pequena espessura, alvenarias (paredes de tijolo maciço, lajotas ou blocos de cimento); cerâmicas, porcelanatos e vidro com os mais diversos tipos de brocas disponíveis no mercado.
Para furar alvenaria são usadas as brocas com ponta de widia ou Metal Duro. Para madeira se usa a Broca de 3 Pontas, Broca Chata para furos de maior diâmetro e não passante, e a Broca Serpentina que proporciona um ótimo acabamento, porém são mais caras. Para metais é usada a broca HSS (aço rápido) ou com revestimento de titânio ou ainda a Broca Escalonada que é projetada para fazer furos de diferentes diâmetros em chapa de aço de até 4mm, metais não ferrosos, aço inoxidável e plástico. Cada diâmetro de furo tem uma transição suave na forma de um degrau, o que permite que você obtenha um orifício perfeito com o diâmetro desejado. Outras ferramentas podem ser utilizadas com a Furadeira 1/2″, como o Escareador para escarear furos na madeira ou metal; e a Serra Copo, para fazer cortes circulares de grandes diâmetros em superfícies de diversos materiais. Para corte de gesso, madeira e plástico por exemplo, se usa a Serra Copo de Aço Carbono. Para metais, é indicada a Serra Copo Bi-metal. A Serra Copo Diamantada é usada para concreto, mármore, granito, porcelana e vidro. A Serra Copo de Tungstênio é recomendada para aglomerados, alumínio (chapas finas), alvenarias, amianto, azulejos, blocos de concreto, gesso, drywall, madeiras, entre outros. A Broca Diamantada é especialmente indicada para perfurar porcelanatos, granitos, mármores e vidros. -Há ainda a Broca de Corte Lateral de aço rápido, que além de perfurar, ainda possibilita o corte para as laterais, similar à ação de uma Serra Tico-Tico. Sua aplicação se estende a placas de madeira, MDF, liga de alumínio com a possibilidade de uso de lubrificantes de perfuração. Ainda atua em placa plástica, PVC, acrílico e afins.
A Furadeira 1/2″ possui reversão que facilita no momento da retirada da broca do material que está perfurando. O controle de velocidade permite adequar a rotação da ferramenta ao material que irá trabalhar, além de facilitar o início da perfuração.
Essa ferramenta não é indicada para furar concreto ou pedra, para isso utilize o martelete.